Com a presença do CEO do Sírio-Libanês, LIDE Saúde será lançado nesta sexta-feira


O cenário empresarial de saúde na Bahia ganha ainda mais força nesta sexta-feira (26), com o lançamento do LIDE Saúde, no Bistrot Trapiche. A iniciativa, que traz à frente a farmacêutica, gestora do Sabin Diagnóstico e Saúde em Salvador e conselheira do Colégio Brasileiro de Executivos da Saúde (CBEXS) – Seção Bahia, Agnaluce Moreira, reunirá, em um evento exclusivo líderes empresariais e profissionais da saúde.

A celebração também contará com a presença do CEO do Hospital Sírio-Libanés, Paulo Nigro que, na ocasião, ministrará uma palestra abordando o mote “Desafios e Oportunidades do Sistema de Saúde Privada no Brasil”. Paulo é formado em engenharia mecânica, possui MBA em administração e formação executiva pela IMD (International Institute for Management Development) e pela Singularity Education Group. Atuando há mais de 40 anos em grandes empresas multinacionais e nacionais, como CEO global e vice-presidente em instituições, como Tetra Pak, Aché, Intercement e GranBio. É conselheiro em diversas corporações e ONGs dentro e fora do Brasil, liderando projetos de crescimento, inovação, turn around e transformação de negócios multisetoriais.

"O lançamento do LIDE Saúde marca o início de uma jornada rumo à transformação do sistema de saúde brasileiro. Com uma abordagem colaborativa, estamos empenhados em trabalhar em estreita parceria com o setor privado, público e a sociedade civil para juntos superarmos os desafios e aproveitarmos as oportunidades para construir um sistema de saúde mais eficiente, inclusivo e resiliente”, declara a presidente do LIDE Saúde, Agnaluce Moreira.

Presidido por João Doria Neto, o grupo LIDE existe desde 2023, é uma organização formada por executivos de diversos setores e atua em todo o Brasil. O objetivo do grupo é potencializar a ação do empresariado na construção de uma sociedade ética, desenvolvida e competitiva globalmente. Na Bahia a atuação do LIDE tem sido cada vez mais fortalecida. Além do LIDE Bahia, que traz à frente Mário Dantas, o estado baiano conta com o LIDE FUTURO, presidido por Diego Wildberger que reúne jovens empresários, e o LIDE MULHER liderado por Josiane Minardi.

Fonte: Tribuna da Bahia
Foto: Divulgação

CBPM firma acordo para fomentar o desenvolvimento socioeconômico na Bahia

Entre as ações principais, a contratação da mão de obra local para as novas indústrias aportadas na Bahia a partir do SineBahia


Na tarde desta terça-feira (23) foi marcada por um grande avanço para a mineração do estado. A Companhia Baiana de Pesquisa e Mineração assinou Acordos de Cooperação Técnica (ACT) com a Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), a Superintendência de Estudos Econômicos (SEI) e a Companhia de Gás da Bahia (Bahiagás), com o objetivo de promover, conjuntamente com esses órgãos estaduais, o desenvolvimento socioeconômico de toda a Bahia através da atividade minerária.

Entre as ações principais, a contratação da mão de obra local para as novas indústrias aportadas na Bahia a partir do SineBahia, a expansão do abastecimento de gás para áreas com atividade mineral no interior do estado, além de priorizar o uso eficiente de tecnologia, a fim de promover ganhos em agilidade, produtividade, transparência, sustentabilidade e redução de custos.

Durante a cerimônia de assinatura, realizada na sede da empresa, nesta terça, o presidente Henrique Carballal destacou a importância das ações transversais de governo. “Muitas ações que vão promover o avanço só são possíveis se a gente tiver como aliados outros órgãos de estado”, afirmou.

Ainda segundo o presidente, a parceria com a Setre vai permitir preparar a população para estar apta a trabalhar nessas indústrias que estão chegando. Com a Bahiagás, será possível apontar onde é preciso avançar com o serviço de gás. E a SEI auxiliará a CBPM no caminho que precisa fazer para alcançar o objetivo maior do Governo, de colocar em primeiro lugar o desenvolvimento. “Não existe desenvolvimento econômico sem o social”, completou Carballal.

Para o diretor-geral da SEI, José Acácio Ferreira, é preciso fortalecer as ações intersetoriais para dar respostas concretas para a população. “Precisamos acabar conhecer os impactos de nossas políticas para o povo baiano”.

Com a transição energética, a Bahia está no rumo de produzir cada vez mais minerais verdes, sem a produção de gás carbônico e sem o comprometimento do meio ambiente. Para o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Davidson Magalhães, é preciso aproveitar essa janela de oportunidades para desenvolver ainda mais o setor.

Carlos Henrique Passos, presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), reforçou a importância da união dos órgãos e empresas na busca do fortalecimento da economia. “A mineração está presente em tudo. Não existe transição energética sem a mineração. Faço votos que a Bahia continue na rota do desenvolvimento, e tem total apoio da Fieb”.

“Estamos com a missão de interiorizar o desenvolvimento, para que não tenhamos o crescimento do PIB apenas na região metropolitana. Esta é mais uma das diretrizes do Governo do Estado. Temos que usar o conhecimento, a tecnologia e a inovação para atender esse segmento da forma mais eficiente possível”, afirmou Luiz Gavazza, diretor-presidente da Bahiagás.

O ato desta terça reforça o novo papel da CBPM de pensar não apenas na pesquisa mineral, mas principalmente no depois. “Esse ato revela a atuação da CBPM fora além da pesquisa. É o que vamos deixar de legado em relação ao desenvolvimento social onde tem áreas de pesquisa e exploração”, concluiu o diretor técnico Manoel Barreto.

Fonte: Tribuna da Bahia

Foto: Fernando Vivas/GOVBA

Lei que pode banir TikTok é sancionada por presidente


O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, sancionou o projeto de lei que pode banir o TikTok nos Estados Unidos. A medida radical pode acontecer se a proprietária da rede social chinesa, ByteDance, não se desfizer do aplicativo em nove meses.

A justificativa para o projeto é que a relação da China com a ByteDance pode trazer riscos à segurança nacional norte-americana, uma vez que a companhia seria obrigada a compartilhar dados com o governo chinês.

Especialistas identificaram a capacidade do TikTok de rastrear a localização dos usuários, listas de contatos, detalhes pessoais e endereços IP, e uma cláusula em sua política de privacidade que permite a coleta de dados biométricos, incluindo "impressões faciais e de voz".

A lei funcionará impondo penalidades civis às lojas de aplicativos, como a App Store da Apple e o Google Play, se distribuírem ou atualizarem o TikTok. Os provedores de serviços de internet também seriam obrigados a bloquear o acesso na web.

Fonte: Bnews

Foto: Divulgação

Saiba qual deputado baiano mais destinou verbas para a segurança pública



O deputado estadual Matheus Ferreira (MDB) é o deputado que mais destinou verbas para a Segurança Pública da Bahia. O valor direcionado é fruto de suas emendas e foi de aproximadamente 2,5 milhões investidos para as Polícias Militar, Civil e Corpo de Bombeiros.

“A segurança pública é uma das principais bandeiras do nosso mandato e nós temos em um ano e dois meses, concentrado muitos esforços nesta pasta. Além destas emendas, temos realizado requerimentos e indicações ao Governo da Bahia que possam contribuir com um ambiente mais seguro para a população baiana e melhorar ainda mais, o trabalho dos policiais civis e militares na capital e interior do nosso Estado”, disse o parlamentar.

A iniciativa, conforme o parlamentar, visa o fortalecimento do trabalho das forças de segurança pública na Bahia, com foco em combater a criminalidade, proteger os cidadãos baianos e promover a paz social. “Considerando os princípios do Programa Bahia Pela Paz que defende uma cultura de paz e busca interromper os ciclos de violência em nosso estado com foco em salvaguardar a vida das pessoas, o nosso mandato priorizou, de forma transversal, dar essa contribuição aos órgãos de segurança pública da Bahia, para que possam ter ainda mais infraestrutura em suas unidades, equipamentos operacionais, veículos, armamentos, tudo em defesa do nosso povo e com foco em viabilizar um atendimento de qualidade aos cidadãos”, completou.

Fonte: Bnews

Foto: Divulgação

MP, TCE e TCM emitem nota técnica sobre gastos no São João; saiba mais

 MP, TCE e TCM emitiram nota técnica que orienta municípios na contratação de atrações durante os festejos juninos de 2024 



O Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE), o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) e o Ministério Público Estadual (MP-BA) emitiram nota técnica conjunta para orientar acerca da execução e fiscalização das contratações e realização dos festejos juninos em 2024. Os órgãos entendem que a nota é uma ação preventiva "com vistas à preservação, tanto quanto possível, da realização dos eventos juninos, sob a égide da legalidade, transparência e responsabilidade fiscal".

Ao instruir sobre o planejamento de contratações, os órgãos indicam que deve haver previsão de gastos na Lei Orçamentária Anual, por meio de dotação específica ou de crédito adicional, que também preveja a contratação de artistas e bandas.

O docuDmento, entre outros pontos, também fala dos critérios de inexigibilidade de licitação para contratação de artistas. Para que isso ocorra, deve haver comprovação de consagração artística, por meio de apresentação de recortes de matérias jornalísticas e de crítica especializada que comprovem reconhecimento público das atrações.

Quando as atrações não forem consagradas, deve ser feito chamamento público na modalidade "concurso", apresentando justificativas de preço para da escolha da atração. O documento também orienta sobre a cessão de espaço público para fins privados e também sobre a observância da saúde financeira do município ou outro ente federado que deseje realizar a festa.

Fonte: Bnews

Foto: Divulgação

Golpes virtuais: Saiba como identificar se uma empresa de crédito é segura

 Especialista dá dicas para evitar que consumidores caiam em golpes na hora de pedir empréstimo 


Empresas que oferecem transações 100% digitais são cada vez mais comuns no mercado. A tecnologia simplifica, e muito, os processos: o que antes era burocrático e demorado, hoje é acessível e rápido – em poucos minutos é possível solicitar ou antecipar um empréstimo.

Mas, com o aumento da imersão no mundo digital, o risco de cair em um golpe financeiro na internet também aumenta. Educar a população para saber reconhecer uma fraude é a principal forma de prevenção, como explica Gabriel Pérgola, CEO da fintech Up.p.

“Há diversos motivos que levam alguém a pedir empréstimo. Um deles, por exemplo, é a busca por dinheiro extra para quitar dívidas ou complementar a renda da casa para fechar o mês, o que, naturalmente, deixa as pessoas mais preocupadas com as contas. Os golpistas se aproveitam dessas emoções e manipulam as vítimas até conseguirem o que querem”, explica Gabriel.

Para se ter uma ideia, em 2023, os golpes digitais resultaram em prejuízo para os brasileiros, calculado em mais de R$ 1 bilhão, segundo estudo da OLX. No início do ano, a Febraban divulgou uma lista com os golpes financeiros mais comuns.

Entre eles, o da falsa instituição – quando o golpista se passa por um atendente de uma instituição financeira, fingindo que houve um problema com a conta do cliente e exigindo dados pessoais para resolver – o do falso empréstimo – oferecem condições de crédito tentadoras (e falsas), fazendo a vítima passar dados, e até dinheiro, para liberar a oferta – e do link falso – via mensagem ou e-mail, golpistas enviam links que, no momento que a vítima clica, os dados pessoais são roubados pelos bandidos.

O que muitos deles fazem é se passar como um funcionário de uma empresa, ganhando a confiança da vítima, conseguindo seus dados pessoais para, posteriormente, realizar transações no nome daquela pessoa. Por isso, saber reconhecer se um site ou canal de comunicação é confiável é fundamental para evitar cair na armadilha dos golpistas.

Confira as dicas do especialista para reconhecer alguns sinais de um golpe:

Busque pelo “HTTPs” na URL do site


Ao acessar um site, busque pelo “HTTPs” na URL. A sigla, que em português significa “Protocolo de Transferência de Hipertexto Seguro”, garante a confidencialidade em sites que processam informações sensíveis e pagamentos, criptografando e impedindo a adulteração de dados.

Procure por falhas

Pode se dizer que alguns golpistas são mais “amadores”, enquanto outros são mais “profissionais”; isso porque enquanto alguns golpes possuem brechas escancaradas que entregam o esquema, outros são mais difíceis de reconhecer.

Em todos os casos, ao receber uma mensagem ou e-mail suspeito, analise desde o design até a escrita. Na maioria das vezes, você irá encontrar erros de português ou um template mal feito, que irá denunciar que aquilo se trata de um golpe.

Pesquise a reputação da empresa


Existem diversos sites e empresas que podem contribuir para aumentar a segurança do cliente na hora de fazer um pedido de empréstimo online. Buscar no Reclame Aqui e no Procon são ótimas opções para dar mais segurança ao consumidor.

A Up.p, por exemplo, tem nota 8,6 no Reclame Aqui e o selo RA1000, que demonstra a boa reputação da empresa segundo a avaliação dos clientes.

Não passe suas informações pessoais

Instituições sérias não entram em contato com os clientes pedindo dados pessoais sem motivo aparente. Seja na internet, através de uma mensagem ou e-mail, ou por ligação, nunca forneça seus dados pessoais. Não passe número de telefone, número de documentos, endereço, nenhum tipo de informação quando não se sabe quem está do outro lado da linha.

Há casos em que a pessoa pode até já ter entendido que se trata de um golpe, mas continua dando corda para “testar” o golpista, passando dados falsos ou mentindo. Não faça isso, você pode acabar se atrapalhando e revelando suas informações verdadeiras.

Ao se sentir pressionado, não ceda


Os criminosos querem arrancar suas informações ou fazer você tomar uma decisão (como autorizar um empréstimo) sem você querer. Para não cair na pressão, não enrole a conversa – se receber por mensagem, não responda, e se estiver em ligação, desligue rapidamente.

Não clique em links desconhecidos

Se estiver em um processo de contratação online, observe o número que está te enviando, erros gramaticais, atenção aos mínimos detalhes. Basta um clique errado e os golpistas conseguem ter acesso a informações no seu celular ou computador. Se receber um link suspeito, que não estava esperando, não clique. Acesse apenas links que vem de fontes confiáveis.

Desconfie sempre


Estar inserido na era digital significa estar suscetível a todo tipo de golpe, ninguém está livre de ser uma vítima. Nenhuma precaução é demais, desconfie de ofertas muito tentadoras e de produtos com preços abaixo do mercado.

Valide se há alguma promoção vigente nas páginas oficiais das empresas ou revendedoras. Além disso, procure pela empresa nas redes sociais para ver se outras pessoas também viram essa oferta e busque se proteger.

Fonte: Bnews

Foto: Divulgação