CANNABIS TRAZ ALÍVIO PARA PESSOAS COM ESTRESSE PÓS-TRAUMÁTICO E DEPRESSÃO COMÓRBIDA

 Em estudo, a Cannabis trouxe alívio nos sintomas de pacientes que têm transtorno do estresse pós-traumático e depressão ao mesmo tempo.




Uma pesquisa publicada recentemente identificou que pacientes diagnosticados com o transtorno do estresse pós-traumático (TEPT) e depressão comórbidas encontraram um alívio para os sintomas de ambas as condições através do uso medicinal da Cannabis.

No estudo, os cientistas voltaram suas atenções para pessoas que tinham as duas condições ao mesmo tempo. A comorbidade é algo comum no TEPT e a depressão pode tornar os tratamentos mais difíceis e complexos. A explicação para isso é que os sintomas de uma podem influenciar ou serem influenciados pelos sintomas da outra.

Nessa análise, realizada por pesquisadores vinculados ao Drug Science e publicada no periódico BJPsych Open, o objetivo era avaliar o impacto de produtos com Cannabis em indivíduos com diagnóstico de transtorno do estresse pós-traumático em conjunto com a ansiedade.

Mais de 250 milhões têm TEPT em todo o mundo.

O estresse pós-traumático é uma condição que algumas pessoas podem desenvolver após passarem por eventos ou situações muito impactantes negativamente. Pode ser um acidente grave ou algum tipo de violência, porém as causas mais comuns envolvem conflitos e guerras.

As pessoas com essa condição podem desenvolver insônia, ansiedade e lembranças ruins que são difíceis de esquecer. Assim, outros transtornos podem aparecer para quem já tem estresse pós-traumático, como a depressão.

Essas duas condições juntas impactam significativamente na saúde mental, física e na qualidade de vida dessas pessoas. Em casos extremos, o paciente pode atentar contra a própria vida.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, cerca de 3,6% da população mundial têm ou já tiveram estresse pós-traumático. No entanto, esse número pode ser maior uma vez que há uma subnotificação desse tipo de distúrbio.

A eficácia da Cannabis contra o estresse pós-traumático e a depressão comórbida em apenas 3 meses

Embora não exista uma cura definitiva para o TEPT, com o tratamento adequado e suporte social, é possível reduzir a gravidade dos sintomas e levar a vida normalmente. Tanto a terapia com profissionais da psicologia quanto a com medicamentos fazem parte dos cuidados para esse tipo de transtorno. Nesse sentido, a Cannabis tem alvo de estudos como um complemento devido a sua eficácia e a baixa incidência de efeitos colaterais.

Para o artigo Medicinal Cannabis for treating post-traumatic stress disorder and comorbid depression: real-world evidence, os pesquisadores britânicos excluíram pacientes militares, colocando o foco em civis com esse diagnóstico. Foram mais de 200 participantes que receberam tratamento com produtos à base de Cannabis voltados para o uso medicinal em um acompanhamento que durou 3 meses. Cada participante recebeu uma dose individualizada condizente com suas necessidades.

Neste curto espaço de tempo, foi possível detectar melhorias mais acentuadas nos pacientes diagnosticados com estresse pós-traumático e depressão simultaneamente. A equipe de pesquisadores relatou que “a sintomatologia do TEPT reduziu substancialmente 3 meses após o início do tratamento, com uma interação significativa indicando maior melhora naqueles com depressão do que naqueles sem”.

Com uma parcela importante dos pacientes com TEPT não respondendo aos tratamentos convencionais, os autores concluíram que a alternativa com canabinoides tem potencial para trazer alívio para os sintomas de um grande número de pessoas diagnosticadas com essas duas condições.

“Embora ambos antidepressivos, especialmente os ISRS [inibidores seletivos de recaptação de serotonina], e as terapias psicológicas, incluindo a exposição prolongada e a terapia cognitivo-comportamental, demonstraram ser eficazes no tratamento do TEPT, porém muitas pessoas não respondem a estes tratamentos e existe uma necessidade considerável de tratamento não satisfeita. Os resultados atuais sugerem que os medicamentos à base de Cannabis podem ter um papel na abordagem desta necessidade não atendida.”

Regulando o sistema endocanabinoide

A eficácia da Cannabis no tratamento tanto do estresse pós-traumático quanto da depressão está ligada ao sistema endocanabinoide (SEC).

O SEC exerce uma função importantíssima que é preservar o equilíbrio das funções fisiológicas. Nos casos de TEPT e depressão, o cérebro sofre alterações e funciona fora do seu padrão normal. Acredita-se que isso acontece porque o corpo teria um déficit de endocanabinoides.

Assim, a maneira que os canabinoides da planta atuam nesses pacientes é bastante singular, diferente dos outros tratamentos indicados. O CBD e o THC, compostos produzidos pela planta, atuam no sistema nervoso central regulando tanto os níveis de endocanabinoides quanto de outros neurotransmissores importantes, como a serotonina. Além disso, contribuem para melhorar a qualidade do sono e baixar os níveis de ansiedade. As informações são do site Caderno Baiano.

Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas