Mais de 27 mil trabalhadores são afastados por lesões nas mãos em todo o país

No ano passado, 8.658 benefícios por incapacidade temporária foram concedidos devido às lesões, aponta o INSS.


Por Quézia Silva

Praticamente em todas as atividades os instrumentos mais usados são as mãos. E justamente por isso, muita gente deixa de protegê-las durante um trabalho mais pesado, ou até mesmo as lesiona durante o exercício da atividade. E quando essas situações acontecem, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), precisa atuar no auxílio a essas pessoas.

Conforme dados do Ministério da Previdência Social (MPS), 27.477 trabalhadores em todo o país foram afastados devido a acidentes nas mãos e punhos em 2023. Além disso, 8.658 benefícios foram concedidos pelo INSS por incapacidade temporária. No que se refere aos benefícios acidentários foram concedidos 3.372 no ano passado a trabalhadores.

As lesões causadas dentro do ambiente de trabalho são multifatoriais, ou seja, diversas situações podem contribuir para para que um colaborador se acidente no exercício da atividade. Dentre as causas mais comuns estão: utilização de forma errada dos equipamentos de segurança ou deixar de utilizá-los, além da falta de treinamento ou informações para manusear determinada ferramenta ou equipamento.

O presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão (SBCM), Dr. Antonio Carlos Costa ressalta que em grande parte dos trabalhos os colaboradores correm o risco de sofrer lesões nas mãos.

“O público que mais sofre com essas lesões são os trabalhadores liberais, que muitas vezes não têm controle da empresa no uso dos equipamentos de proteção individual e coletiva. Além disso, praticamente todos os trabalhos manuais estão expostos a acidentes, mas no nosso cotidiano vemos muitas lesões por prensa e por ser circular, principalmente, as manuais”, pontuou.

Segundo dados do INSS, os tipos de lesões na mão e do punho que mais se tem registro de concessões de benefícios são: ferimento do punho e da mão (3.385), ferimentos de dedos sem lesão da unha (1.963), ferimento de dedos com lesão da unha (1.763), outras partes do punho e da mão (779) e ferimentos múltiplos do punho e da mão (261).

Benefícios INSS

Em casos de acidentes de trabalho, doenças ou lesões o INSS concede aos contribuintes três tipos de benefícios. O benefício por incapacidade temporária, antigo auxílio-doença, é concedido aos trabalhadores que sofreram algum tipo de lesão ou doença, e que precisam ficar afastadas por um período de mais de 15 dias, mas que poderão retomar as atividades. Para ter direito, o colaborador precisa ter um certo tempo de contribuição na Previdência Social.

Há também o benefício por incapacidade permanente, que é concedido quando o trabalhador precisa se afastar por um período maior. Antigamente esse benefício era conhecido como aposentadoria por invalidez. Já o auxílio-acidente é pago ao segurado quando ocorre algum acidente no âmbito do trabalho que reduza a sua capacidade de trabalhar, mas que não o invalida permanentemente.

Cuidados

Os dados por afastamento de colaboradores devido aos acidentes no âmbito do trabalho chamam bastante atenção para a segurança no trabalho. Com isso, a prevenção é o caminho mais correto para exercer o ofício de maneira segura. “Utilizar os equipamentos de proteção individual e coletiva, equipar as máquinas como mecanismos de proteção, realizar treinamento dos funcionários e manutenção constante das máquinas”, orienta o Dr. Antonio Carlos Costa.

Fonte: Tribuna da Bahia

Foto: Divulgação
Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas