Nesta quinta-feira (23), durante o Encontro Internacional de Educação Midiática no Rio de Janeiro, o diretor do Departamento de Direitos na Rede e Educação Midiática da Secretaria de Políticas Digitais da Secretaria de Comunicação da Presidência, Fábio Meirelles, revelou os planos do governo para formar 300 mil profissionais da educação e 400 mil profissionais da saúde em educação midiática, como parte do Plano Plurianual 2024-2027.
Meirelles enfatizou a importância dessa iniciativa diante do contexto de disseminação de desinformação, especialmente no debate sobre vacinas. Ele destacou a necessidade de capacitar agentes de saúde para atuarem como parceiros no combate à desinformação, tornando-os aptos a fornecer informações precisas e confiáveis à população.
Para alcançar esse objetivo, estão sendo desenvolvidos cursos no ambiente virtual de aprendizagem do Ministério da Educação, o Ava MEC, além da produção de cartilhas e guias para auxiliar os profissionais na compreensão e disseminação de informações midiáticas relevantes.
Além da formação de profissionais, foi anunciada a realização da Olimpíada Brasileira de Educação Midiática, em parceria com instituições de ensino superior e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. O objetivo é mobilizar 400 mil estudantes de escolas públicas e privadas em todo o Brasil, promovendo o debate sobre a importância da educação midiática e o desenvolvimento do pensamento crítico.
Segundo Meirelles, a olimpíada é uma oportunidade para engajar escolas, estudantes e professores na discussão sobre temas como a construção de algoritmos, a verificação de informações e a conscientização sobre fontes confiáveis.
Essa iniciativa reflete o compromisso do governo em promover a educação midiática como uma ferramenta essencial para a formação de cidadãos críticos e conscientes, capazes de enfrentar os desafios da era digital com informação e responsabilidade.
Foto: ARQUIVO AGENCIA BRASIL