Entre abril e maio do ano passado, houve crescimento de 19% no GMV transacionado, valores em vendas gerados por lojas online que utilizam as soluções das plataformas de gestão de e-commerce da empresa. Para este ano, com a economia mais aquecida e o menor desemprego, a projeção da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm) é de que as vendas no setor cresçam em torno de 5%.
Preparação para as vendas
Datas sazonais como Dia das Mães, dos Namorados, das Crianças e Natal, entre outras, são importantes oportunidades para micro e pequenos empreendedores alavancarem suas vendas, fidelizando e conquistando novos clientes.
Thiago Mazeto, diretor da Tray, plataforma de e-commerce, salienta que o empreendedor precisa se preparar com antecedência para aumentar o faturamento nesta época. “É importante que o lojista organize seu estoque, tenha uma estratégia de marketing que envolva promoções e vantagens para disputar o consumidor, e conte com uma plataforma que o integre aos principais marketplaces”, explica.
O desempenho do negócio também pode ser otimizado com a utilização de plataformas de Gestão, como o ERP, que permite ao vendedor operacionalizar todos seus canais de vendas – loja virtual e marketplaces – em um só local.
“O empreendedor consegue planejar todas as ações do negócio, desde margem de lucro a controle de vendas e estoque, além de ter a emissão de notas de forma simples e rápida, independente do canal de venda, podendo até ser automatizada”, explica Daniella Doyle, gerente de Marketing do Bling, plataforma de Gestão ERP.
O planejamento do frete, em período em que a demanda é mais alta, deve ser pensado por quem vende online. “O frete é um dos principais fatores de decisão de compra pelo consumidor, sendo assim, datas com maior apelo emocional, como o Dia das Mães, são boas oportunidades de surpreender o cliente na entrega com um cuidado extra, como incluir um brinde de valor mais baixo, um cartão personalizado ou mesmo um cupom de desconto para compras futuras ajudam a transmitir uma ótima primeira impressão sobre o seu negócio, sem deixar de lado o cuidado com prazos e valores do frete", afirma Vanessa Bianculli, gerente de Marketing e Comercial do Melhor Envio, integradora de fretes.
O empreendedor também deve oferecer meios de pagamentos seguros e com variedade de opções. “O cliente quer facilidades e pouco atrito na hora de realizar o pagamento, além de métodos como cartão de crédito e pix, que hoje são os mais usados, e tudo isso com segurança contra fraudes e golpes”, salienta Monisi Costa, diretora Executiva de Payments & Banking da Vindi, plataforma de serviços financeiros.
Live commerce ajuda aumentar as vendas
Uma das estratégias para atrair o consumidor neste período é a utilização das redes sociais e do live commerce. Segundo Pedro Rabelo, diretor geral da Bagy, plataforma de loja virtual, as ações realizadas em plataformas como Tik Tok, Instagram ou em loja virtual ajudam o consumidor em sua decisão de compra por um produto.
“A demonstração online, ao vivo, permite ao cliente experienciar de alguma forma as funcionalidades do produto e junto com as ativações como descontos, cashback e frete grátis, aumentam as chances de conversão de vendas”, explica.
Pesquisa recente realizada pela Octadesk, plataforma de atendimento com IA da LWSA, em parceira com o Opinion Box, o CX Trends 2024 mostrou o consumidor comprando cada vez mais online.
“O cliente está cada vez mais omnichannel, ou seja, realizando sua jornada de compras de forma não linear e em múltiplas plataformas. Dos entrevistados, 68% afirmaram ter realizado compras em lojas online, 66% em marketplaces e 64% em lojas físicas em suas experiências de compras no ano passado”, destaca Rodrigo Ricco, diretor geral e fundador da Octadesk.
Fonte: Bnews
Foto: Divulgação / Pixabay