Advogado afirma que maior desafio da Justiça Eleitoral é combater as fake news

Acontece nesta quinta e sexta-feira, no Centro de Convenções, em Salvador, a II Conferência Estadual da Jovem Advocacia Baiana, uma realização da OAB Bahia, através da OAB Jovem Bahia.

O advogado Hermes Hilarião, especializado em direito público e eleitoral, conversou com a equipe do BNews sobre os desafios que os advogados enfrentam no âmbito da Justiça Eleitoral, principalmente em um ano de eleições municipais.

“A eleição municipal é um desafio não só para a classe política, mas também para nós advogados e advogadas, para a própria justiça eleitoral, porque a gente precisa fazer com que o processo democrático funcione, a gente precisa ter resposta rápida sobre registro de candidatura, sobre representação de propaganda, sobre ações que visam apurar eventuais abusos no decorrer das eleições”, salientou.

“Nós advogados e advogadas temos esse desafio por vezes enfrentando prazo de um dia, prazo de três dias, prazo vencendo no feriado, prazo vencendo aos domingos e finais de semana, mas quem tem essa paixão pelo direito eleitoral acaba se envolvendo e a advocacia eleitoral ela é essencial no processo democrático porque é o advogado, é a advogada que funciona ali como porta-voz do partido político, do candidato que precisa da intervenção da justiça eleitoral e nós também auxiliamos muito a justiça eleitoral na fiscalização a fim de que as regras sejam respeitadas”, acrescentou.

Hilarião disse ainda que o maior desafio da justiça eleitoral é combater a desinformação, as as fake news. “A Justiça eleitoral vem se estruturando, nós temos novas resoluções. Tratando e versando sobre o tema, mas a gente ainda precisa de uma estrutura maior da justiça para poder fiscalizar o processo eleitoral”, pontuou

Sobre o evento

Ao total, o evento terá mais de 70 painéis - em sete salas de transmissão simultâneas, nos dias 6 e 7 de junho, das 9h às 18h. A expectativa de público é de cerca de três mil jovens advogados, advogadas e profissionais do Direito.

Na programação, listam nomes como Pablo Sotlze, juiz de Direito que integra a comissão de juristas responsável pela modernização em curso do Código Civil; Fayda Belo, advogada criminalista, especialista em crimes de gênero, direito antidiscriminatório e feminicídios; Rafael Gonçalves, especialista em Direito de Família e Sucessões; Camila Masera, advogada, especialista em Direito das Famílias, líder da maior comunidade familiarista do Brasil; Fredie Didier Júnior, conhecido por sua obra voltada ao Direito Processual Civil; e Fabíola Amorim, advogada cearense e professora de Prática Jurídica.

Fonte: Bnews
Foto: Joilson César/BNews

Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas