A Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) decidiu manter a suspensão do uso de dados de brasileiros pela Meta para treinar inteligência artificial (IA). A decisão representa um revés para a empresa, que recorreu da medida cautelar imposta pela ANPD no início do mês. A informação é do portal G1.
A ANPD havia determinado a suspensão imediata da prática após identificar indícios de violação de direitos dos usuários das plataformas da Meta, como Facebook, Instagram e WhatsApp. A coleta de dados de publicações abertas, como fotos e textos, para fins de treinamento de IA gerativa foi considerada problemática pela agência.
Em seu despacho, a diretora da ANPD, Miriam Wimmer, ressaltou a importância de proteger os direitos dos usuários e a necessidade de medidas cautelares para evitar danos de difícil reparação ou irreparáveis. A decisão liminar, segundo ela, foi tomada pela primeira vez como forma de prevenir tais violações.
Embora a Meta tenha apresentado um recurso contra a decisão, a ANPD o considerou insuficiente. A empresa terá que apresentar documentação formal atestando a suspensão do uso dos dados e um plano de conformidade detalhado para que a reconsideração da medida seja avaliada.
Fonte: Bnews
Foto: Brett Jordan na Unsplash