Utilização da verificação em duas etapas nas contas gov.br aumenta 65% em 2024
Medida de segurança é adotada por 13,6 milhões de brasileiros e evita fraudes no acesso à plataforma do governo federal
© Marcello Casal jr/Agência Brasil
A utilização da Verificação em Duas Etapas (2FA) nas contas do gov.br teve um aumento de 65% entre janeiro e outubro de 2024, de acordo com dados divulgados pelo Ministério da Gestão. A ferramenta de segurança passou a ser adotada por 13,6 milhões de pessoas, comparado a 8,2 milhões no início do ano.
Essa medida, que protege os usuários contra golpes e fraudes ao acessar a conta digital do governo federal, está disponível para os 162 milhões de usuários da plataforma, que oferece 4.300 serviços.
A partir de fevereiro de 2024, o processo de autenticação foi facilitado com a geração automática de um código de acesso, substituindo os avisos “push” enviados para aqueles já identificados na plataforma.
Além disso, o gov.br agora permite aos usuários controlar quais dispositivos podem acessar sua conta, com notificações enviadas caso um novo aparelho tente realizar o login. A plataforma ainda introduziu um sistema de classificação de segurança, onde as contas podem ser qualificadas como bronze, prata ou ouro, sendo a classificação ouro a mais segura, incluindo o uso de reconhecimento facial.
Outra funcionalidade importante é o envio de e-mails informando alterações no nível de segurança da conta.