Deputada baiana propõe criação do Dia da Policial Feminina; saiba detalhes

 

A deputada estadual Fabíola Mansur (PSB), Procuradora da Mulher na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), apresentou um projeto de lei para criação do Dia Estadual da Policial Feminina. Caso aprovado, estas profissionais terão seu dia comemorado em 26 de abril.

Fabíola Mansur justifica que "o presente projeto de Lei busca instituir o Dia Estadual da Policial Feminina, a ser comemorado anualmente, no dia 26 de abril, considerando o relevante ofício desenvolvido por estas servidoras públicas servindo e protegendo a sociedade baiana, com as inerentes peculiaridades femininas que agregam valor ao sistema de segurança pública do Estado da Bahia".

Sobre a data sugerida, segundo Fabíola, ela é em alusão ao 1º Encontro Empodere-se na Segurança Pública, que debateu temas “que elevam a valorização profissional, garantem o respeito e proteção psicoemocional, promovem a conquista de espaços de poder e liderança, convergindo para o necessário empoderamento policial feminino”.

A deputada destaca ainda que a natureza feminina, como inteligência, a capacidade na resolução de conflitos, a inovação e o trabalho em equipe, estão de acordo aos valores mais exigidos no contexto social da atualidade, mas, mesmo assim, o número de mulheres em postos de forças policiais e na ocupação dos espaços de poder ainda são insuficientes.

O projeto de lei apresentado pela deputada cita dados sobre o número de policiais femininas de cada esfera da segurança pública baiana, sendo: policiais militares – 4.736; bombeiras militares – 693; policiais civis – 1.07; policiais do Departamento de Polícia Técnica – 220; e policiais penais: 100.

Fonte: Bnews
Foto: Ascom ALBA
Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas