Várzea Nova – BA: Alunos que cursam faculdades em Jacobina perguntam pelo transporte pós eleições
Passadas as eleições 2024, se as cidades onde as gestões municipais foram vitoriosas apresentam queixas da população com relação ao abastecimento de água e outras necessidades, imagine onde a gestão municipal foi derrotada…
É o caso de Várzea Nova, onde os alunos que cursam faculdeades em Jacobina, ficaram sem transporte escolar e precisaram se virar,
LRN teve acesso ao relato de um destes alunos que escreveu:
‘,,, sei da sua importância como pessoa ativa na educação de nossa cidade. Nós, universitários de Várzea Nova estamos passando por uma situação delicada, após o fim da eleição agora dia 6, o atual prefeito da nossa cidade, retirou os transportes que fazem linha de Várzea Nova até Jacobina levando os estudantes, pelo menos por alguns dias, conseguimos fazer uma apelação a ele, e por fim ele acabou liberando 1 único ônibus, mas que mesmo assim ainda deixa nossa situação complicada. Nosso grupo universitário hoje conta com mais de 200 alunos, que distribuídos diariamente, utilizam o transporte toda semana, esse único ônibus que ele deixou, está levando apenas 46 pessoas por vez, mas por dia, o número de alunos que precisam do transporte chega até 80! Então, devido a isso muitos estão sendo prejudicados e perdendo aula. Gostaria de saber se existe algo que possamos tomar de ação, algum ofício, algum processo ao ministério público, não sei, mas daqui até dezembro precisamos de um amparo a todos esses estudantes! ’
Em resposta, foi dito ao estudante que: ’… conversei com a proprietária de um ônibus e ela se prontificou a liberar para a gente, mas, ainda ficamos na obrigação de colocar combustível e pagar o motorista, mesmo assim ainda ficou um valor alto, levando em consideração o estado de vulnerabilidade social de alguns alunos…’
Hoje o transporte universitário de Várzea Nova abrange cerca de 200 alunos, diariamente por volta de 130. O transporte universitário foi cedido durante os quase 8 anos da última gestão, mas, ônibus com qualidade ruim, e com superlotação… quando virou o ano de 2023 para 2024, o atual prefeito mudou, colocou um ônibus novo, com ar-condicionado, poltronas mais confortáveis, e também começou a disponibilizar vans e micro-ônibus de apoio, para levar todos os alunos sem que ninguém fosse em pé.
Após o fim da eleição no último dia 6, a partir do dia 7, na segunda, o ônibus já foi cortado assim como os outros… ficamos a semana sem transporte, até que um dos alunos entrou em contato com o prefeito e pediu que de alguma forma ajudasse a gente, por fim ele manteve apenas UM ônibus, mas foi exigido que levasse apenas 46 alunos (capacidade máxima do ônibus) mas isso fez com que vários alunos deixassem de frequentar as aulas.
Os custos atuais então se deram a partir do ônibus cedido por uma outra pessoa.
Ela deu o ônibus e ficamos com a responsabilidade de custear combustível e motorista
Numa divisão de 130 alunos que se manifestaram a apoiar, ficou fechado então o valor de R$50,00 Reais mensal de CADA aluno.
O problema é que alunos em estado de vulnerabilidade social, entraram em contato, falando que mesmo sendo um valor não tão alto, ainda ficaria difícil de colaborar.
Após este relato, LRN encaminha o problema à gestão e aguarda uma nota que explique o que está acontecendo.